1 de jun. de 2010

Seria “Avatar”, de James Cameron, plágio de Poul Anderson?

Avatar, de James Cameron tem sido defendido como uma tentativa de contar histórias originais de ficção científica no cinema, entre um mar de remakes e adaptações. Mas Cameron pode ter tomado “emprestado” alguns dos aspectos fundamentais de sua narrativa do autor Poul Anderson.

Call me Joe” é um romance escrito em 1957 por um escritor da era de ouro da ficção científica, Poul Anderson. Muitos fãs de Anderson suspeitam que a história teve uma influência importante sobre Avatar, e alguns brigando para que Anderson receba os creditos no filme. E é fácil perceber porquê.

Como em Avatar, “Call me Joe” se foca em um paraplégico – Ed Anglesey – que se se conecta telepaticamente com uma forma de vida artificial criada para explorar um planeta hostil (neste caso, Júpiter). Anglesey, como Jake Sully, de Avatar, deleita-se com a liberdade e a força de seu corpo artificial, luta com predadores na superfície de Júpiter, e gradualmente vai se tornando nativo à medida que passa mais tempo conectado ao seu corpo artificial.

Claro, não há nada de errado em ser inspirado ou influenciado por outros escritores, e Cameron mencionou uma série de influências para Avatar: Dança com Lobos, Rudyard Kipling, Edgar Rice Burroughs (Tarzan). Mas é estranho, tendo em conta algumas semelhanças notáveis nas histórias, que ele parece não ter mencionado Anderson como uma inspiração específica.

Se as semelhanças entre Avatar e “Call Me Joe” causarem problemas Cameron, não seria a primeira vez. Depois que O Exterminador do Futuro foi lançado, o escritor Harlan Ellison processou a empresa de produção por plagiar dois episódios que ele escreveu para A quinta Dimensão (The Outer Limits). Embora Cameron tenha levado as idéias de Ellison em um sentido muito diferente e inovador, a empresa entrou em acordo com Ellison, que hoje é reconhecido nos créditos do filme.

Avatar pode ser, em grande medida, um filme original, tal como O Exterminador do Futuro é. Mas pode ter mais raízes do que Cameron reconheceu até agora.

Paul Anderson tem algumas obras publicadas em português. Infelizmente, “Call me Joe” não está entre elas, mas conseguimos vários outros títulos para os leitores do PDL e do nosso blog baixarem. Inclusive um que, coincidentemente, se chama “O Avatar”.

Num passado que se perdia na bruma dos tempos, uma raça misteriosa, a que se chamava simplesmente “Os Outros”, deixara à humanidade um legado precioso que era simultaneamente um grande desafio; uma passagem assinalada para alcançar as estrelas inexploradas.

E a humanidade utilizou essa passagem para colonizar o sistema da estrela Phoebus, mas deixou inexplorado tudo o que restava da galáxia…

Num ambiente político conturbado, a grande nave Emissário utiliza a passagem pára uma viagem de exploração. Mas, quando regressa, os governantes da União mandam aprisionar a nave e deter a tripulação, ao mesmo tempo que proíbem qualquer futura exploração do espaço…

Apenas um homem, um colono de Deméter, consegue aperceber-se da situação e empreende uma ação desesperada para salvar o presente e acautelar o futuro…

O Avatar – Poul Anderson

DOWNLOAD


Se um cosmonauta viajasse, a uma velocidade quase igual à da luz, em direção a uma estrela distante 10 anos-luz da Terra e regressasse à mesma velocidade, teria envelhecido apenas três anos, enquanto no planeta haveriam decorrido cerca de vinte. Se durante a viagem espacial conseguisse acelerar ainda mais, ficando a fração de 100% da luz, poderia circunavegar todo o Universo e, quando voltasse ao ponto de partida, nada mais encontraria: a Terra e o sistema solar teriam desaparecido para sempre. Em Tau Zero, de Poul Anderson, essa vertiginosa hipótese é levada ís últimas conseqüências. A tripulação da espaçonave Leonora Christine, composta de 50 membros, de diferentes raças, deixa a Terra com destino a uma estrela no sistema de Beta Virginis, onde irão colonizar um planeta. No meio da viagem, a nave choca-se com uma pequena nebulosa. Seu curso é alterado e sua velocidade aumenta cada vez mais, até que os séculos se reduzem a segundos. Enquanto isso, dentro da Leonora Christine, cuja gravidade se mantém constante, o tempo passa com extrema lentidão. Acontece, então, algo espantoso: os ocupantes da nave assistem literalmente ao fim do Universo, que se reduz progressivamente a um monobloco, até um novo Gênesis cósmico. Considerado uma das melhores descrições de espaçonave e de sua viagem interestelar, dentro da ficção científica, Tau Zero, de Poul Anderson – escritor várias vezes laureado com os prêmios Hugo e Nebula – é um romance carregado de emoção e que mantém o leitor em suspense até as últimas páginas.

Tau Zero – Poul Anderson

DOWNLOAD


Romance. No amor e na guerra, tudo deve ser leal. Com a galáxia dividida entre duas confederações implacáveis, assim devia ser. Mas como montar uma armadilha a um telepata de capacidades espantosas e capturá-lo? O alvo era um estranho génio de um mundo não marcado nos mapas. Um génio que era o braço direito do Estado-Maior inimigo, e que não só sabia o que se passava nas mentes de todos quanto estavam próximos dele como podia ler os pensamentos distantes. Esse o problema que Sir Dominic Flandry, capitão dos serviços de informação terrestres tinha que resolver. Para tornar as coisas piores ainda, o telepata em questão estava igualmente interessado em por Flandry fora de acção. E a sorte de muitos planetas dependia de qual dos dois triunfasse.

Essas são nossas estrelas! – Poul Anderson

DOWNLOAD



Em Os Guardiões do Tempo somos colocados diante de algumas situações típicas que a Patrulha deve enfrentar. Entre suas decisões podem figurar algumas terrivelmente drásticas, como eliminar povos e civilizações inteiras que surgiram de uma distorção criminosa da História. Se bem que, em certos casos, haja meios de corrigir “anomalias” resultantes de decisões anti-regulamentares. No conto que abre o volume, Anderson nos dá idéia de como e por que se formou essa misteriosa vigilância, explicando-nos engenhosamente suas principais coordenadas. Esse conto, “A Patrulha do Tempo”, figura constantemente entre os clássicos desse ramo temático e foi mesmo incluído por Hubert Juin nos 20 Meilleurs Récits de Science Fiction, ao lado, entre outros, de Jorge Luis Borges, Dino Buzzati, Howard Fast, Júlio Cortázar e Ray Bradbury.

Guardiões do Tempo – Poul Anderson

DOWNLOAD



“…Eram os deuses esculpidos nos pilares que pareciam mover-se por entre as sombras inquietas. O pai Tiwaz, o maneta, Donar do Machado e os Cavaleiros Gêmeos – eles e as bestas e os heróis e os ramos entretecidos gravados no lambril. Uuuu… gemia o vento, um ruído gélido como ele próprio.

Hathawulf e Solbem entraram. A mãe, Ulrica, estava no meio deles e a expressão da sua cara era não menos terrível que a expressão dos seus filhos. Os três pararam por um breve momento, mas demasiado longo para aqueles que aguardavam as suas palavras. Então, Solbern fechou a porta enquanto Hathawulf dava uns passos em frente e levantava o seu braço direito. O silêncio abateu–se sobre o salão, a não ser pelo estalar dos fogos e os bafos agitados…”

Conto extraído do livro “Patrulheiro do Tempo”

A Mágoa de Odin – Poul Anderson

DOWLOAD


Esse artigo foi escrito com base no texto de Lauren Davis, em inglês. A compilação dos livros, com capas e sinopses, é do fórum PDL. e você pode encontrar todas as informaçãoes sobre este autor bem como este post no endereço>>>>>>> http://ebooksgratis.com.br<<<<<<<<<<<<<






Nenhum comentário:

Postar um comentário